Chega um dia em que o passarinho tem que voar, não é mesmo? Esse dia chegou pra mim no ano passado, em dezembro.
Deixei pai, mãe, irmão, avós e até meus cachorros para me mudar pra bem longe, especificamente para a cidade de Santos, litoral de SP. Foi fácil? Nem um pouco, para ser sincera, ainda não é. Mas valeu a pena?
Primeiro vou deixar bem claro aqui que não moro sozinha, moro com meus sogros e meu namorado, mas é diferente de morar com sua mãe, seu irmão e seu padrasto. Aqui tenho mais liberdade de que horas acordar, comer, enfim... É diferente.
Antes de se mudar, vou dar algumas dicas que funcionaram pra mim. Vamos lá!
1 - Converse com seus pais, com sua família e amigos, ouça o que eles tem a dizer.
2 - Se o motivo de sair de casa for para estudar, procure uma boa república ou uma casa para dividir com estudantes, procure conhecê-los bem o suficiente para conseguir saber que irão se dar bem.
3 - Se o motivo for independência, junte um bom dinheiro antes de sair de casa, porque pagar suas próprias contas é bem difícil.
4 - More em uma cidade que conheça pelo menos uma pessoa, morar em um lugar onde não conheça ninguém é bem assustador - pelo menos, pra mim é.
5 - Procure escolher um local onde tenha transporte público fácil, mercados, padarias e restaurantes por perto - se possível, farmácia e hospital também.
6 - Procure se mudar com um emprego certo, porque pode dar errado e você pode acabar não conseguindo se manter sem ajuda de seus pais.
Fez tudo isso e tem certeza que quer se mudar? Arrume as malas e vá! O consentimento dos seus pais e família é muito importante pra que isso dê certo - se algo der errado, você tem pra onde voltar.
Respondendo a pergunta lá de cima, valeu MUITO a pena. Aprendi a ser mais independente, fiz novos amigos, aprendi a lidar melhor com os problemas e com críticas, me permiti experimentar coisas novas e me superar.
Não ter medo de mudar é o mais importante de tudo... Eu ainda tenho medo, mas não deixo ele me domine e me prenda, afinal, estou aqui para ser feliz.
Se permita!
Beeeeijo.
