É a estréia da minha coluna sobre games clássicos aqui no blog, o Garimpando! Toda sexta-feira, você vai acompanhar especiais sobre os games mais sensacionais já feitos durante a era dourada dos videogames, dos 8 aos 32/64 bits!
E para começar, eu não poderia fazer de outra maneira, do que publicar sobre um dos (se não "O"), melhor jogo de todos os tempos. Esse mesmo, Chrono Trigger.
Pois é meus caros, Chrono Trigger. Um dos jogos mais aclamados da história dos games, lançado pela SquareSoft em março de 1995 para o Super Nintendo, esse game HISTÓRICO foi o divisor de águas de como se produz um RPG, e como faze-lo perdurar por anos e anos por tantos gamers.
Introdução:
Chrono Trigger consegue combinar tudo que um jogo pode ter de bom apenas um cartucho. História emocionante e empolgante, jogabilidade simples e funcional, uma trilha sonora que é considerada uma obra prima e rendeu um CD triplo no Japão, tornando-se uma das trilhas de videogames de maior sucesso da história e gráficos estonteantes para a época, tornando assim, um jogo perfeito aos olhares 16 Bits.
A SquareSoft, que queria lançar um RPG a moldes de Final Fantasy e queria inovar nisso, jogou a responsa para a equipe de programadores e diagramadores que foi apelidada de "The Dream Team": Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás e animes famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump) e o produtor Kazuhiko Aoki8 e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).
Enredo:
O jogo conta a história de Crono, um jovem rapaz silencioso e forte, no ano de 1000, no belo reino de Guardia, onde ocorre um evento chamado "A Feira do Milênio", da qual sua amiga, Lucca, uma destemida e inteligente inventora, acabara de inaugurar o seu mais novo e audacioso projeto: Um teletransportador. Crono vai até a feira, porém, no caminho, acaba trombando com Marle, que cai no chão e perde um pendante que carregava em seu pescoço. Crono o acha e devolve a Marle, que o agradece e pede para que ele a acompanhe na feira, já que ela estava sozinha. Os dois vão até o estande de Lucca com seu teletransporte, e Crono vai testar a invenção da amiga. Tudo funciona corretamente, e Marle se anima e pede para testar também. Quando Marle se candidata a testar o dispositivo, seu colar interfere com o teleportador e gera um portal do tempo que a puxa para dentro, fazendo ela desaparecer. Crono, pega o pedante e entra no portal para resgata-la. Ao sair do Portal, Crono se depara com a Idade Média, no ano de 600, onde conta com a ajuda de Frog, um sapo. Sim, um sapo guerreiro espadachim de incrível inteligencia e técnica. Após salvar Marle de alguns apuros e voltar para o ano 1000, Crono é preso acusado de sequestro pelo rei de Guardia, já que Marle antes havia dito que era uma pessoa normal, mas na verdade, ela era ninguém menos que a princesa do reino de Guardia. Crono é acusado e preso, e durante a fuga ajudada pelas suas amigas Marle e Lucca, eles encontram outro portal no caminho, e já que queriam fugir, entram nele.
Ao sair desse novo portal, o trio se depara com o futuro. O ano é 2300, um futuro sombrio, glacial, com pessoas mortas e as vivas na miséria, sem alimento e condições de viver. O trio fica chocado, e percebe que naquele ano, as máquinas e os seres mais profanos e sombrios dominam. Ao encontrar com um aldeão, o mesmo explica que, em 1999, um enorme monstro saiu das profundezas da terra e o destruiu, trazendo apenas a mais sórdida escuridão e miséria para toda a raça humana. Ao descobrir o que houve, o trio se dirige para uma fábrica de robôs no sul do planeta para entender o que houve, e lá encontra o robô Prometheus, que, diferente dos outros robôs, foi criado para ajudar o ser humano e não a destruí-lo. Robô se junta ao trio e mostra que no passado, no ano de 65.000.000 A.C, um meteoro caiu na terra e a penetrou, sugando toda a energia planetária durante todo o período, sendo a principal razão do mal existir na Terra. Lavos, é o seu nome, um monstro parasita causador de todo o mal, que possui uma força incontável e um poder incalculável.
Logo, todos partem em busca de tentar reverter o futuro, alterar o passado, e trazer a paz para a humanidade.
Parei o enredo por aí, para os novos gamers que ainda nunca o jogaram, poderem ir e se aprofundar na INCRÍVEL história desse game, que a cada minuto de jogo, vai se revelando cada vez melhor e mais emocionante.
Um dos fatores que mais tornam Chrono Trigger um game espetacular, são os finais alternativos. O jogo possui 12 finais diferentes, que mudam conforme as suas escolhas no passado, presente e futuro do game. Todas as suas ações durante o jogo, as suas opções, mudarão o final. Incluindo claro, um Game Over sombrio e bem desgraçado. Caso você morra durante o jogo em momentos chave, um pequeno filme é mostrado do momento do apocalipse, em 1999, sobre como aconteceu. No fim da animação, a frase "E o futuro se negou a mudar", joga na sua cara que você não foi capaz de salvar o planeta, deshonrando toda sua aura gamer e te levando desde a tristeza, a até o mais tenso ódio.
Vídeo do game over:
Personagens principais e/ou jogáveis:
1. Crono:
O personagem principal do game, o grande herói do tempo. Possui poderes excelentes com sua espada e tem golpes psiquicos e de eletricidade.
2.Marle
A princesa do reino de Guardia, Marle conta com um enorme coração e uma coragem incrível. Tem excelentes magias de cura e golpes a distância com sua besta. Uma das garotas caidinhas pelo charme de Crono.
3. Lucca
Lucca é a melhor amiga de Crono, inventora, dona de uma capacidade intelectual absurda, Lucca é a líder do grupo quando se fala em estratégia e boas ideias. Lucca tem seus poderes que vem através de armas que ela mesma inventa durante o jogo, sendo a personagem mais versátil.
4. Frog
Direto dos anos de 600, a idade média, um Sapo. Sim, um sapo. Na verdade seu nome é Glenn, um dos soldados da antiga guarda do reino de guardia da idade média. Glenn, durante suas aventuras, acabou sendo transformado em Sapo por um feiticeiro, dando a ele essa forma animalesca. Frog é o melhor espadachim de todos, com golpes físicos incríveis e sequencias de golpes excelentes.
5. Robô
Direto dos anos 2330, é um robô criado para auxiliar humanos em Proto Dome. Ele é encontrado desativado e danificado, e é consertado por Lucca. Após reativação, une-se à equipe. Seu nome real é Prometheus. Ele usa seu braço robótico como arma e não utiliza magia (embora seja equipado com armas laser, cujo dano é similar ao de magias do tipo "sombra"). Tem fortíssimos golpes de corpo físico e também porta técnicas de cura.
6. Ayla
Conhecida a partir dos 65.000.000 A.C, Ayla é a chefe da maior tribo local. Seu povo está em guerra constante com uma raça evoluída e inteligente de répteis antropomórficos da era pré-histórica. Depois que Lavos atinge o planeta, a poeira do choque lançada na atmosfera bloqueia o sol, o que causa o surgimento de uma era glacial e a extinção dos Reptiles. Após o ocorrido, passa a acompanhar o grupo de Crono. Ayla é fortíssima e tem o melhor desempenho de velocidade/força entre todos os personagens.
7. Magus
Conhecido inicialmente nos anos 600, Magus é durante um tempo mais visto como o grande responsável vilão do jogo. Magus mais tarde se revela como a versão adulta de Janus, o jovem príncipe de Zeal, um reino mágico criado em 12000 A.C. Após um encontro com Lavos quando criança, ele é enviado através de um portal para 600 A.D., onde é adotado pelos Mystics, um grupo de magos e feiticeiros e com o tempo se torna seu líder. Magus é visto como vilão durante o jogo por invocar Lavos e drenar sua energia para suas magias controversas, mas a real intenção de Magus era na verdade uma atração para que ele possa destrui-lo, já que em 12.000 A.C, quando descoberta a existência de Lavos, sua irmã, Schala, foi supostamente morta por ele. Magus luta usando uma foice, assim como uma combinação de todos os tipos de magia. Ao contrário dos outros personagens, ele não aprende técnicas em conjunto com outros e precisa de amuletos para isso.
Conclusão
Chrono Trigger tem todos os motivos para ser o melhor jogo de todos os tempos. O que citei em toda essa postagem, não é nem 10% do que o jogo vai te proporcionar. É sério. Eu chorei diversas vezes com o enredo desse game magnifico, que beira as quase 50 horas de jogo de história incessante e incrível.
De fato, obrigado Square, por ter nos dado esse game estupendo.
Aliás, o game foi remasterizado e tem uma versão para Nintendo DS! E tem também, um novo final adicional, o 13º!
Bem, espero que tenham gostado do início dessa coluna! O próximo jogo da semana que vem, será a saga 2D de Sonic The Hedgehog!
Abraços obesos e fraternos, beijo do gordo ;*
[REFERÊNCIAS PARA VOCÊ AMAR CHRONO TRIGGER]
A trilha sonora do jogo:
Cenas em anime do jogo [CONTÉM SPOILERS]:







