segunda-feira, 30 de junho de 2014

Domínio da Música #2 - Carros, Mulheres e Atitude, tudo com um toque Vintage!

Boa noite caros leitores!

Hoje lhes apresento um estilo musical mundialmente famoso, o Rockabilly.

O Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do “Rock and Roll”, surgido em meados da década de 1950, o termo “Rockabilly” é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero.
Ou seja, basicamente o Rockabilly é a mistura do início do Rock com o Country negro, uma mistura que caiu bem demais na época, tornando-se referência musical e da moda até os dias de hoje.
O Rockabilly é mais que um estilo musical, é um estilo de vida, estilo de vida amplamente utilizado em meados de 1950, principalmente nos E.U.A., que basicamente mistura uma música pesada, loucuras na estrada com carrões conversíveis, mulheres e muita dança!
Obviamente não é só isso, não vou entrar em muitos detalhes, mas o Rockabilly é um estilo que fascina há gerações, e é particularmente um dos meus estilos favoritos (muito recomendado!)
Aqui um exemplo de roupas utilizadas na época, e muito utilizadas ainda hoje em dia por adeptos da cultura:

Image

Aqui vou mostrar pra vocês algumas das melhores músicas do mais puro Rockabilly:



Hot Boogie Chillun – Black Cats Bone
Reparem no som das guitarras logo no começo, imaginem um cara entrando em um bar com uma das roupas acima e essa música ao fundo, simplesmente demais, com certeza pegaria todas as gurias presentes.
Reparem também logo no começo, depois que a introdução de guitarra pesada como tudo muda de repente pra uma guitarra bem caipira, com um toque de country bem suave, a voz fina, tudo casando perfeitamente com a guitarra pesada ao fundo, simplesmente uma combinação de sons FANTÁSTICA (o baixo de base simplesmente DEMAIS!)



Hot Boogie Chillun – Fuckin’ Sweet

Essa é pra ouvir no seu “carango”. A letra casa perfeitamente com os sons de guitarra e a cena de um carro conversível rebaixado sendo dirigido por um casal Rockabilly pelo deserto do Atacama.
Vejam novamente como eles conseguem casar o Country e o Rock tão bem combinando os instrumentos dos dois estilos musicais e criando uma música hiper dançante pra ser tocada em praticamente qualquer festa.

Mas o Rockabilly não é só música dançante e rápida, vejam esse exemplo:


Restless – Sixteen Tons

 DICA: Ouça essa música enquanto lê a letra, se não souber inglês, veja a tradução!
Cara, essa música ME ARREPIA. Não tenho nem o que comentar, a combinação dos instrumentos, do silêncio induzido, da voz country misturado com blues e elementos do rock tudo com um som bem pesado, meu deus do céu, essa música é perfeita, mesmo sendo lenta.

Ainda hoje existem bares e restaurantes usando o tema rockabilly, temos dois exemplos a recomendar, um em São Paulo e outro em Santos:

Rockabilly Burger
The Clock Bar

Esses bares são muito comuns em beiras de estrada.

Os principais cantores e bandas desse estilo que tenho a recomendar são:

- The Restless
- Red Hot ‘n Blue
- Johnny Cash
- Hot Boogie Chillun

E por último, mas definitivamente não menos importante, o mais famoso Rockabilly de todos os tempos, o rei do rock: Elvis Presley.

Mas esse cara recebe um post só pra ele no futuro.

Por hoje é só pessoal, não deixem de escutar um rockabillyzinho de vez em quando pois o som disso é um tesão!

E lembrem-se: música é questão de gosto, respeite o gosto do próximo e seu gosto será respeitado, e use sempre fones de ouvido!