domingo, 29 de junho de 2014

Faculdade - O que escolher?

Quando eu era criança, dizia para minha mãe que eu seria médica de bichos - no caso, veterinária. Quando fiquei com uns dez anos, decidi que seria professora. Aos quinze, queria ser professora de surdos e mudos - além de querer ser a mestre em libras. Aos dezesseis mudei para psicologia.
Aos dezoito optei por fazer um curso de veterinária - curso técnico mesmo. Acabei saindo porque não aguentava pensar em ter que sacrificar um animal. Sim, há anos pensei em ser veterinária, mas pra mim, quando criança, era apenas dar um remédio, dar amor e carinho e então, o cachorro estaria curado.
Aos dezenove, bati o pé que queria fazer direito e entrar para a polícia federal... Sim, desisti.
Com vinte e um anos, você começa a levar mais a sério isso de estudar, ser alguém na vida e começa a colocar as coisas na balança. Fiz o ENEM, passei em dois cursos; Administração e Relações Internacionais. Era o que eu queria? Não, mas era o que eu tinha. Com quatro meses de ADM, fui surpreendida pela secretária da faculdade dizendo que havia uma possibilidade de mudar para qualquer curso que eles tinham lá. Logo pensei: O QUE FAZER? Aí comecei a listar o que eu amava fazer como diversão;
- Escrever
- Ler blogs
- Ler textos
- Usar criatividade
- Falar com as pessoas
- Desenhar (mesmo sendo péssima nisso)

Como esses itens jamais poderiam ser encaixados em uma faculdade de exatas, parti para a área humana. Tinha três opções: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Jornalismo é excelente, mas acho que eu ficaria muito presa em um mundo que não me pertencia.
Relações Públicas não era uma área que eu conhecia muito bem, logo, não quis.
Publicidade e Propaganda era a minha cara, várias pessoas também tinham me dito isso. É um curso que te dá uma gama de opções de onde trabalhar, te dá uma chance enorme de usar sua criatividade e se divertir fazendo isso. Além de não exigir que você use roupa social para trabalhar.







Era a faculdade dos meus sonhos? Tecnicamente, não. Mas acabou se tornando, porque eu vi que era o curso perfeito para mim. Não vou na faculdade pensando "Saco, mais uma aula chata", vou pensando que vou me divertir ali, aprender coisas que vão me ajudar como pessoa e profissional.
Se você tem dúvida no que fazer ou acha que está no curso errado, não tenha medo de tentar. Liste o que você gosta de fazer e no que gostaria de trabalhar, isso ajuda muito.
Converse com seus pais, amigos, enfim... Com sua família; eles sempre terão algo a dizer que te ajudará na escolha. Lembre-se que salário não é tudo, mas é importante. Faça o que ama e não se arrependerá, porque faculdade são longos anos, anos que nunca mais voltarão.

Faça sua escolha com amor, pense muito bem antes de optar por algo só para agradar alguém.

Uma linda semana.

Beeeeijo.