quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Entrevista - Reinaldo Andrade

Hoje trago à vocês mais uma entrevista e dessa vez será com o tatuador Reinaldo Andrade.
Ele tem 25 aninhos, solteiro - aproveitem gurias - e é um doce de pessoa. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e conhecer o trabalho dele - confesso que fiquei apaixonada pelas tatuagens que vi, pelo processo, por tudo





Chega de enrolar e vamos ao que interessa! Com vocês, a entrevista com o Rê.



"Primeiramente, é um prazer enorme entrevistar um cara como você, com seu talento único e lindo. Obrigada por ter aceitado fazer essa entrevista e por ser sempre tão atencioso comigo. 

O prazer é inteiramente meu, linda Succi! E vai ser uma grande alegria responder todas as suas perguntas. ;)






1 – Quando você era criança, você sonhava em ser o que?
  Quando eu era criança, creio que bombeiro, astronauta ou qualquer outro clichê, rsrs... Sinceramente não lembro ao certo, mas nem de longe era algo envolvendo tatuagens.



2 – Como você se tornou tatuador?
  Acho que foi algo muito "por consequência", nunca me imaginei um tatuador, mesmo sempre gostando de tatuagens. Mas depois de fazer algumas e do incentivo de vários amigos tatuadores, comprei minha primeira maquina de tattoo, e hoje não vivo mais longe daquele barulhinho gostoso. 



3 – Você já sofreu algum preconceito por exercer essa profissão?
  Diria que no geral não, tirando algumas velhinhas que me olham torto ás vezes ou religiosos que me taxam de "possuído" rsrs.. nada nunca me incomodou, na realidade as pessoas tem muita curiosidade sobre as tatuagens e alargadores.



4 – Qual foi o trabalho mais gratificante pra você? E o mais difícil?
 Difícil escolher somente um, mas os mais gratificantes são com certeza aqueles que trazem alguma carga emocional.
Incluiria nesses dois em especial, um cliente que tenho até hoje, Sr. Rivaldo (abraço hein rs), o qual cobri algumas tatuagens que ele tinha - daquelas caseiras feitas lá pela década de 60 - e que hoje lhe traziam um pouco de vergonha - ainda temos algumas pra cobrir, mas o resultado ficou excelente.
 E também tive uma cliente aonde fiz a ocultação de uma cicatriz resultante de uma operação, algo que trazia muita vergonha pra ela... por não poder usar roupas curtas, etc.

5 – Já teve algum trabalho muito engraçado? Se sim, qual?
Respeito todos os trabalhos que faço, acho que a tatuagem é algo tão pessoal que sou somente uma ferramenta pra trazer uma ideia do cliente para a pele, porém a fase "tattoos do Justin Bieber" me incomodava muito. 

Ainda bem que já passou - eu acho rsrs.

6 – Você já tatuou algum lugar não convencional? Se sim, onde?
No meio que vivo, não existe um "local não convencional"... Eu mesmo tenho tattoo na testa, quem sou eu pra dizer algo, certo? Mas essa semana mesmo fiz corações em volta dos mamilos de uma amiga - acho que foi a oitava tattoo que fiz nela. Mas o fato mais engraçado - não pelo local, tento ser estritamente profissional e isso não abre margem pra vergonha ou coisas do tipo - foi pelo medo que ela estava de fazer... levamos quase uma hora pra começar, e menos de meia hora pra tatuar em si.


7 – Quais são os cuidados que as pessoas têm que ter após fazer a tatuagem?
Cada tatuador tem uma fórmula diferente. Sempre indico o que uso com as minhas próprias tattoos e os cuidados são básicos e fáceis .
- Lavar muito bem sua tatuagem, com água corrente e fria (não necessariamente gelada), quantas vezes puder... sempre utilizando um sabonete antisséptico.
- Passar uma pomada cicatrizante 2x ao dia (manhã e noite).
- Durante o dia, usar vaselina sólida, como forma de hidratar sua tattoo e a manter sempre protegida de possíveis contaminantes.
- Usar o plástico PVC nos primeiros 3 dias (somente quando o clima estiver frio, nada de usar no calor e cozinhar sua tattoo!)
- Evitar comidas gordurosas e frutos do mar por aproximadamente 5 dias (variando conforme o tamanho da tattoo)

Mas recomendo perguntar ao seu tatuador os cuidados que ele recomenda. Eu muitas vezes conheço meus clientes, então sei como orientar de uma forma mais prática.


8 – Existe alguma coisa que pode impedir uma pessoa de ser tatuada?
Tecnicamente não, porque algumas doenças ou condições de pele podem ser contornadas, mas sempre recomendo que a pessoa que irá ser tatuada, em caso de dúvida, consultar previamente um dermatologista. 


9  – Alguém te inspira no seu trabalho?
Sou fã de diversos tatuadores espalhados pelo mundo - muitos brasileiros e mesmo amigos - mas no meu caso tenho um fascínio particular por um tatuador ucraniano, Dmitriy Samohin, pois tem uma técnica impressionante, e onde espero chegar, mesmo que próximo, já seria uma honra enorme.

10 – Quando estamos em um estúdio tatuando, sempre rola alguma música. Qual é a sua preferida ao trabalhar?
No caso do meu estúdio, a trilha sonora varia muito. Trabalho com outro tatuador e nossos estilos divergem ao extremo, sendo ele algo como HipHop a lá 2Pac e eu, bom... Vou do Heavy Metal ao Dubstep. Mas em casos específicos, apelo para os fones de ouvido ao bom som de Johnny Cash!

11 – Se você pudesse deixar um recado pra quem tem medo de tatuar, mas morre de vontade, o que diria?
  Dói? Sim, mas menos que chutar a quina da mesa com o dedinho do pé! rsrs... Galera, não se privem de nada na vida por medo, a dor passa e a sua linda tattoo fica... Escolhendo um estúdio de qualidade, com um profissional responsável, garanto que depois da dorzinha é só alegria! A dor é bem suportável e a cada dia os equipamentos novos fazem o processo ser mais rápido e indolor.

12 – Você tem muitas tatuagens, qual é a sua preferida e por quê?
 Tenho em torno de vinte e duas tattoos, mas sou extremamente chato para novas tattoos, então costumo demorar muito para fazer novas. Minhas favoritas são das minhas mãos, as amo... E uma que tenho em homenagem ao Black Sabbath. 

13 – Na sua profissão, você ainda tem um sonho?
Sim, claro, todos temos. Espero chegar em um nível que ao menos me satisfaça profissionalmente, pois sou extremamente perfeccionista. Também gostaria de ver a tattoo no Brasil e em diversos lugares sendo apreciada como arte!


14 – Como você se imagina daqui a 30 anos?
 Daqui a 30 anos? Um coroa muito estiloso! rsrsrs, creio que feliz com minhas escolhas!

15 – Pra finalizar, qual tatuagem – em si – você jamais faria?
 Nossa, em mim? Aprendi a nunca dizer nunca, mas acredito que nunca farei nada nos olhos ou partes íntimas - nada contra quem tem mas não tenho vontade alguma de ter agulhas nessas partes rsrs."




E aí, gostou? :) Vou deixar aqui alguns dos trabalhos dele que eu mais gosto e caso queira ver mais, é só entrar no instagram dele, certo? Ou se preferir, tem o facebook.










Você viu ali que o Rê disse que as tatuagens preferidas dele eram as das mãos? São essas duas lindezas aqui.





Gostou do trabalho dele e quer conhecer mais de perto? Dá um pulo lá no estúdio, conversa certinho, tira suas dúvidas, tenho certeza que ele vai te tratar com todo amor e respeito do mundo. :)
O estúdio fica em São Vicente - litoral de SP -, na rua XV de novembro, nº 266, loja 38 - no centro -, ok? Não quer ir lá e quer ligar? Sem problema, o telefone é (13) 3371-0959.


Fiz essa entrevista com muito carinho e espero, de verdade, que vocês tenham curtido assim como eu! Fiquem espertos que logo teremos mais entrevistas


Não podia faltar uma foto minha com ele, já que sou fã, né?




Beeeijo.