quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Resenha - Clube da Luta

Olá! Podem me chamar de Marcos e tenho 17 anos. Me considero um pouco cinéfilo e um talvez um pouco de tudo.  Acho que isso é o necessário pra saberem sobre mim por enquanto.

“A primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.” E cá estou eu para quebrar essas duas primeiras regras, que na minha humilde opinião, foram as únicas regras feitas para serem quebradas. 

É uma obra de Chuck Palahniuk do ano de 1996 e fala, principalmente, sobre o Niilismo. Embora alguns não saibam, o Niilismo é uma doutrina filosófica de um completo pessimismo e ceticismo à realidade que se vive. A história começa com um narrador, que em nenhum momento do filme ou do livro, cita o seu nome próprio. Ele tem uma vida pacata, sem emoções e sofre de insônia. Mas tudo isso muda quando ele conhece Tyler Durden, um cara que é totalmente o seu oposto, bonito, ativo com infinitas ideias mirabolantes e filosofias sobre o mundo. Chuck realmente soube criar personagens incríveis.

Para conseguir dormir, o narrador começa a frequentar grupos de apoio. De acordo com ele, isso era liberdade, perder todas as suas esperanças era libertador. E foi em um desses grupos que ele conheceu Marla Singer. Só por isso já podemos ver o quão peculiar é essa mulher.
No filme, Tyler e o narrador se conhecem em uma viagem de trabalho, porém no livro que eu tenho, eles se conhecem em uma praia de nudismo. Como dito acima, Tyler é o oposto do narrador, e logo em seguida você percebe que ele é tudo o que o narrador gostaria de ser.
Narrador

 O Clube da Luta surgiu em frente a um bar, quando Tyler pede para o narrador lhe bater. E a partir daí, muita coisa acontece. Para alguns homens, receber e dar socos faz sentido. O clube ganha uma enorme proporção porque muitos homens se identificam com a filosofia e o modo de pensar de Tyler.

Tyler Durden


Marla Singer
Embora eu não tenha escrito muito, não posso deixar de fora as oito regras do Clube da Luta.
"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta. A segunda regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta. Terceira regra do clube da luta é se alguém falar "pare" a luta acaba. Quarta regra, apenas dois caras por luta. Quinta regra, uma luta por vez. Sexta regra, sem camisa e sem sapatos. Sétima regra, as lutas duram o tempo que for necessário. Oitava e ultima regra, se essa é a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar."

O livro exalta testosterona e masculinidade, mas mesmo assim recomendo muito para o público feminino. Acho que existe um tempo certo para ler Clube da Luta, não vá achar que você vai sentir o mesmo que eu sinto com essa obra divina porque temos realidades e experiências de vida diferentes.

E quanto ao filme, eu acho que nem preciso falar nada, é algo simplesmente incrível e que tem uma enorme sintonia com o livro.