sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Azul e preto ou dourado e branco? - Mistério revolvido!

Olá, seus cheirosos, tudo bem?


Bom, acho que todo mundo ficou sabendo da polêmica do bendito vestido de duas cores - e teve gente que jurou ver rosa. Eu fiquei intrigada porque eu só via azul e preto, aí DO NADA, comecei a ver branco e dourado... Como sou uma pessoa curiosa e totalmente sedenta por informação, fui atrás pra saber a resposta e achei!

Antes de falar o motivo disso acontecer, vou colocar o vestido aqui e quero que me falem que cor vêem, ok?






Eis a explicação mais aceitável:
"Seus olhos possuem retinas que possibilitam a visão. Existem bastonetes, coisinhas redondas que ficam pra fora, que dão aos seus olhos a textura na parte colorida. Os cones enxergam as cores, os bastonetes vêem as tonalidades, tipo o preto, branco e cinza. Os cones só funcionam quando luz suficiente passa. Então, se eu vejo o tecido branco, outra pessoa pode ver azul porque os meus cones não conseguem identificar a luz fraca. Meus cones vêem isso como uma tonalidade (branca).
Existem três tipos de cones: pequeno, médio e grande. Eles são sensíveis ao azul, vermelho e verde. Enquanto na parte preta (que alguns vêem dourada), se chama mistura aditiva. Azul verde e vermelho são as principais cores pra mistura aditiva.
É agora que vem a parte complicada; mistura subtrativa, como em tintas, significa que quanto mais cores você adicionar, mais escuro vai ficar até chegar no preto. Mistura aditiva é quando você adicionar três cores que o olho vê melhor (vermelho, verde e azul). Agora o branco puro (onde alguns enxergam o azul) continua gerando o branco.

- Preto e azul: os cones da sua retina tem uma funcionalidade mais avançada, e isso resulta nos olhos fazendo uma mistura subtrativa.
- Branco e dourado: seus olhos não funcionam tão bem sob luz fraca, então os bastonetes de sua retina vêem branco, e isso faz eles ficarem menos sensíveis à luz, gerando uma mistura aditiva (juntando o verde e o vermelho) - o que gera o dourado.

Diminuam a luz do celular pra verem o vestido mudando de cor. Ou seja, as pessoas que vêem preto e azul são mais sensíveis à luz, sendo assim, tem uma visão melhor."



Ufa, explicado!

E aí, vocês aceitariam essa teoria?
Escreva aqui pra gente!


Beeeijos.