sábado, 9 de agosto de 2014

Domínio da Músca #11 - The Smiths (especial dia dos pais)

Bom dia, caros leitores!

Hoje vou falar de uma banda de rock "indie", que se tornou MUITO famosa nos anos 80, os Smiths.



The Smiths foi uma banda britânica formada em Manchester em 1982. Tendo como principal característica a parceria nas composições de Morrissey (vocal) e Johnny Marr (guitarras), a banda também incluía Andy Rourke no baixo e Mike Joyce como baterista. Os críticos consideram a banda como sendo a mais importante banda de rock alternativo a surgir nos anos 80. A banda assinou com o selo Rough Trade Records, pelo qual eles lançaram quatro álbuns, várias coletâneas e diversos singles. Embora alcançado pouco sucesso comercial fora do Reino Unido nos seus anos de atividade, e nunca lançando um single que alcançasse o Top 10 na Inglaterra, a banda conquistou grande sucesso nos anos decorrentes, mantendo-se nas prateleiras das lojas até os dias de hoje. A banda encerrou suas atividades em 1987, nunca vindo a se reunir novamente. (wikipédia)



Morrisey e Marr, essa dupla é deveras conhecida no mundo, um dos melhores vocais com um dos melhores guitarristas de todos os tempos, os Smiths possuem diversas músicas que farão você se apaixonar, é muito difícil ouvir Smiths por algum tempo e não amá-los, são uma banda espetacular.

Eu e meu pai somos suspeitos para falar de Smiths pois ambos somos muito fãs da banda e das músicas.

Por falar em músicas, as músicas dos Smiths possuem características muito únicas, som maravilhoso e melodia incrivel. A banda possui várias músicas boas mas sugiro ao leitor que ouça inteira a Coletânea Louder than Bombs, que possui várias das principais músicas e singles da banda.



As letras das músicas são muito interessantes, misteriosas e cheias de mensagens subliminares até certo ponto, claro sempre recusadas pelo grupo. O grupo também possui alguns ideais, em sua maioria introduzidos nas músicas pelo extremamente polêmico vocalista Morrissey, um destes ideais é o veganismo extremo, Morrissey é completamente contra crueldade contra animais, sendo um extremo vegano, não comendo nada que seja derivado de animais, tão como não usando nada que tenha sido testado em animais ou que tenha alguma origem duvidosa.

A mais conhecida delas é Meat is Murder, a música começa com vários sons de animais sendo abatidos para sua carne ser vendida, em seguida a música prega um ideal de "diga não aos carnívoros", a música é muito interessante e vale a pena ouvir.



A banda encerrou a atividade em 1987 por conta de desentendimentos entre os membros da banda, encerraram a atividade com a promessa de nunca mais voltar (promessa firme até então!).

Morrissey seguiu carreira solo e possui muitas músicas boas, farei uma postagem sobre ele no futuro.

Menos papo e mais música, é difícil selecionar as músicas que mais gosto mas sempre que vou mostrar Smiths a alguém instruo a pessoa a baixar Louder than Bombs, recomendo fortemente baixar essa coletânea se você se interessar por Smiths.


Aqui vão algumas músicas:



Bigmouth Strikes Again

Morrissey, como é de conhecimento real, é britânico fervoroso e possui orgulho de sua origem, porém detesta com todas as suas forças a coroa inglesa e sempre critica a todos os membros desta, inclusive a rainha, e uma música e um album, Morrissey critica muito a Rainha e o quanto a odeia, (The Queen is Dead), e isso lhe causou muitos problemas na época, o que o fez escrever a música Bigmouth Strikes Again (boca grande ataca novamente) ironizando o quanto ele fala demais e pedindo desculpas irônicas à rainha: "Sweetness, sweetness i was only joking when i said i'd like to smash every tooth in your head" (doçura, doçura, eu estava apenas brincando quando eu disse que gostaria de esmagar todos os seus dentes). Enfim, a música possui um ritmo contageante e melodia incrível, vale a pena ouvir no volume máximo.




Ask

Shyness is nice and shyness can stop you from doing all the things in life you'd like to (timidez é legal e timidez pode impedi-lo de fazer tudo na vida o que você gostaria de fazer.) essa música é foda! A letra é brilhante e possui um ritmo muito contagiante, legal pra ouvir indo pro trabalho por que é uma música que ajuda a desestressar e te deixar mais leve. Ouve no máximo!









The Boy With a Thorn in His Side

Ele nega, mas na minha opinião essa música é meio auto-biográfica de Morrissey, fala de um garoto amaldiçoado que apenas quer ser amado (bem a cara de Moz...) música muito gostosa de ouvir também, se você não prestar atenção na letra melancólica acaba sendo outra música desestressante, atenção à maravilhosa guitarra de Marr.





How Soon is Now

Ouvir essa música é quase igual a se drogar, coloca os fones de ouvido, apague as luzes, feche os olhos e ligue no som máximo, meu deus, que tesão! Já foram feitos vários covers dessa música e eu meio que não tenho palavras pra descrever a sensação de ouvi-la, faça apenas como falei e se delicie.



BÔNUS:




There is a Light that never goes out

Essa merece uma posição de destaque na postagem, é minha música favorita, não só dos Smiths mas de todas, possui a letra mais linda que já vi na vida, com amor e esperança, não deixem de ouvi-la enquanto leem a letra. Tenho um carinho especial por esta pois possuo uma tatuagem com o nome dela no peito:



Enfim, é uma música mais do que linda, recomendadíssimo de ouvir. Possuo um vínculo especial com ela, tatuei-a perto do coração... Essa tatuagem criou um vínculo muito especial com meu Pai, a quem dedico esta postagem, principalmente por ter me ensinado a gostar de Smiths e por ser o melhor pai do mundo, que me criou com o maior carinho e cuidado que poderia existir, e me fez ser o homem que sou hoje, nunca vou esquecer do dia que apareci com a tatuagem em casa e ele quase chorou!

Feliz dia dos Pais, você, além de meu Pai, é meu melhor amigo, e eu te amo mais do que você consiga imaginar, um beijo!

E lembrem-se: música é questão de gosto, respeite o gosto do próximo e seu gosto será respeitado, e use sempre fones de ouvido!