sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Garimpando #2 - O Ouriço Mais Épico dos anos 90: Sonic The Hedgehog!

Faaala aí galera! Tudo certo? Comigo melhor agora!

Hoje, sexta-feira, dia de GARIMPANDO! E aqui estou para trazer a vocês o tema de hoje: Sonic The Hedgehog!

O ouriço azul, mascote carro chefe da SEGA nos anos 90, foi de fato um dos mascotes mais geniais já inventados para ter sua própria franquia. Sonic foi criado pela SEGA para bater de frente com o já conhecido Super Mario, da Nintendo, desencadeando assim, a maior guerra de consoles já vista na história da humanidade: A guerra dos 16 bits, Mega Drive (Genesis) VS Super Nintendo (Super Famicon).

Então aperte os cintos, pois essa publicação tratará dos três principais games do ouriço velocista nos anos 90, sendo eles Sonic The Hedgehog, Sonic The Hedgehog 2 e Sonic The Hedgehog 3 & Knuckles!

SEGA E SONIC, UMA HISTÓRIA DE AMOR MELHOR QUE CREPÚSCULO

Tá, até meu relacionamento com o bacon é melhor que Crepúsculo, mas vamos seguir.

Lá estava a SEGA, que junto com a Nintendo, dividia o título de principal produtora de games dos anos 80-90. Nintendo lutava forte com seu Nintendinho, e a SEGA lutava forte com seu Master System. Naquele tempo, ainda nos anos 80, jogos como Alex Kidd, Double Dragon e Duck Tales povoavam a cabeças gamers dos portadores de Master System, e do outro lado, jogos como Battletoads, OutRun, Metroid, Zelda, Mega Man e por fim, o grande mestre Super Mario colocavam a Nintendo bem a frente nas vendas, e ela já tinha como carta na manga a inauguração do seu console 16 bits, o melhor de todos os tempos, o Super Nintendo.

A SEGA, que não conseguia emplacar nenhum mascote como a Nintendo com seu italiano encanador bigodudo, mandou seus funcionários pensarem em coisas melhores para a produção de um contra-golpe ao Super Nintendo.

Eis que, um programador e diagramador chamado Yuji Naka, pensou em um ouriço azul, que tivesse uma banda de rock e tivesse suas aventuras em progressão lateral. Mas a ideia acabou não sendo muito bem difundida até que Naka resolveu esquecer a ideia de Sonic Rockstar, e desenho ele novamente, dando traços amigáveis ao ouriço, e dando o poder da velocidade a ele. E assim, depois de uma construção básica de um enredo, nasceu no dia 23 de Junho de 1991, o primeiro jogo do ouriço: Sonic The Hedgehog, para lançamento junto do Mega Drive!

SONIC THE HEDGEHOG - 1991 

































Chegou a hora, Sonic The Hedgehog ia para as prateleiras de todos os mercados e dava o famoso BOOOOOM nas vendas do console, que passa a frente do rival Super Nintendo durante alguns meses.

Sonic The Hedgehog contava a história de um cientista louco chamado Dr. Robotnik (Eggman), quer dominar o mundo roubando as Esmeraldas do Caos, e para isso montou uma base na ilha em que Sonic mora, e transformando os animais da ilha em robôs escravos. Sonic não gostou nada disso e resolveu acabar com os planos de Robotnik. Especialmente porque as Esmeraldas só podem ser encontradas por Sonic, quando ele entra em uma zona criada por sua velocidade e uma boa quantidade de anéis, que lhe dão poder e força para enfrentar Dr. Robotnik.

O jogo é um típico plataforma, com 7 fases divididas em 3 atos, sendo que no terceiro se enfrenta Robotnik como o chefe. O jogador tem 10 minutos para completar cada ato.

Sonic The Hedgehog brilhava nos gráficos e principalmente na trilha sonora, vide o tema da primeira fase do game, a Green Hill Zone, que você pode conferir logo abaixo:

E claro, com o sucesso estrondoso de Sonic The Hedgehog, tinha obviamente que vir uma sequência, e é claro, melhorada do primeiro jogo.

Eis que veio, Sonic The Hedgehog 2!

SONIC THE HEDGEHOG 2 - 1992 - A SAGA CONTINUA!

Esse eu já tenho um carinho especial para falar: FOI O PRIMEIRO JOGO QUE FECHEI NA VIDA.

Sonic 2 já chegava dando pé na porta e soco na cara. Jogo mais bonito, sonoridade ainda melhor, um jogo mais longo, e a inclusão de um novo personagem: Miles Prower, ou mais conhecido por nós como Tails!

A história do game ocorre logo após o fim do primeiro jogo. Enquanto viajava em seu avião, o Tornado, Sonic faz um pouso forçado em West Side Island. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido por uma raposa de duas caudas. Ele tenta fugir correndo, mas a raposa gira suas caudas como um helicóptero para alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com sua habilidade, e a deixa se juntar a ele. A raposa, claro, é Tails! Alguns dias depois, Sonic e Tails ouvem uma explosão no centro da ilha. A grande floresta foi destruída e robôs cercavam a área. Sonic sabia o que era: o Dr. Robotnik estava de volta, e resolveu usar o poder das Esmeraldas do Caos novamente, para propulsionar o Ovo da Morte, uma estação espacial do tamanho de uma lua. Sonic e Tails partem para localizar as esmeraldas antes de Robotnik.

O jogo trazia duas outras novidades: O Spin Dash, que é nada mais que uma "pré aceleração" em forma de bola, em que Sonic dispara de uma vez só para atingir com velocidade e força o seu objetivo. E a outra, a mais legal: O SONIC SUPER SAYA-JIN! Tá, Sonic não era Saya-Jin, na verdade, se durante o jogo você pegasse as 7 esmeraldas do Caos, você poderia se transformar em Super Sonic, um Sonic Dourado e invencível, que ajuda e muito a sua saga até o fim do jogo.


Sonic 2 também marcou o universo dos games por sua extensão em fases, sendo várias delas inesquecíveis, como a Casino Night Zone, onde durante o percurso, tinham caça níqueis para você ganhar mais anéis e também perder muitos. De fato, foi um jogo de nível absurdo de diversão.

Pensa que parou por aí? Eis que veio a obra prima massiva da SEGA, o melhor jogo de plataforma 2D da história (na minha opinião), veio a arte: SONIC THE HEDGEHOG 3 & KNUCKLES!

SONIC THE HEDGEHOG 3 & KNUCKLES - PELA UNIÃO DOS SEUS PODERES!


Aí você me pergunta: Mas como assim dois jogos em um só, Jeff?

Aí vem a sacada GENIAL da SEGA na época (dá até saudades falar disso, meu Deus). Sonic The Hedgehog 3 foi lançado, mais um BOOOOM ~explosão~ da SEGA na época. O game era SENSACIONAL, gráficos ainda mais bonitos e trabalhados, uma trilha sonora INCRÍVEL (e ainda vamos falar dela bem detalhadamente) e várias novidades do mundo do ouriço. Mas aí tinha um fator esquisito: O jogo tinha apenas 6 fases, mesmo elas sendo bem grandes. Por que só 6? Simples. A SEGA ia trazer de
imediato, apenas 5 meses após o lançamento de Sonic 3, uma tecnologia sensacional chamada Lock-On, que viria na sequência de Sonic 3, o famigerado Sonic & Knuckles.

O cartucho de Sonic & Knuckles vinha com uma abertura esquisita na parte superior, que dava a impressão de que daria pra colocar outro cartucho logo em cima. E sim, isso era possível! Se você colocasse Sonic 3 encaixado em cima de Sonic & Knuckles e ligasse no Mega Drive, um jogo UNICO com 15 fases era aberto, ou seja, um jogo IMENSO, F*DA, LINDO, MAGNÍFICO!

A história do game se passa no final de Sonic the Hedgehog 2 , o malvado Dr. Ivo Robotnik teve seu Death Egg destruído na órbita da Terra pelos heróis: Sonic the Hedgehog e seu companheiro Miles "Tails" Prower. Entretanto, Robotnik descobre que a Angel Island guarda um segredo: o santuário da jóia mágica chamada Master Emerald que é tão poderosa, que pode fazer a ilha flutuar. Assim, ao descobrir esse segredo, Robotnik tenta se apoderar da Master Emerald para usá-la como fornecimento de energia para o Death Egg. É claro, Sonic e Tails tem que colocar um fim a este plano, coletando as Chaos Emeralds e impedir os planos do vilão. Enquanto os heróis estão ocupados com sua missão, Robotnik conseguiu enganar o guardião da Master Emerald, um equidna chamado Knuckles, fazendo-o pensar que Sonic e Tails são os ladrões, então ele tenta o seu melhor para detê-los. Então Knuckles passa a ajudar erroneamente Eggman (por isso muitos acham que Knuckles é um vilão, quando na verdade não é). Ao chegar na Ilha, Knuckles rouba as 7 Esmeraldas Do Caos de Sonic e as espalha pela ilha, obrigando-o a recuperá-las. Ao derrotar Eggman na "Base do Lançamento" (Launch Base), Sonic e Tails caem no "Vale dos Cogumelos" (ou "Colina do Cogumelo" – Mushroom Hill). É onde começa o jogo Sonic & Knuckles. Sonic sabe que muitas das esmeraldas do caos estão escondidas na ilha, incluindo a poderosa Esmeralda Mestra, que é o motivo da ilha conseguir flutuar. Preocupado por saber que Robotnik tentará aproveitar o poder da Esmeralda para energizar o ovo da morte, para tentar deixar ele invencível! Sim, o mesmo do Sonic 2, agora reformulado e mais poderoso! Sonic precisa chegar à fortaleza espacial do cientista para destruir seu plano maligno. Chegando no Vale dos Cogumelos, Sonic flagra Knuckles no portal da Esmeralda Mestra. Ao entrar no portal, Sonic perde todas as Esmeraldas do Caos, que são transformadas pela Esmeralda Mestra em Super Esmeraldas. Essas Super Esmeraldas permitem Sonic virar Hyper Sonic (com poderes novos) e Knuckles virar Hyper Knuckles (as Super Esmeraldas estão disponíveis apenas quando o cartucho de Sonic 3 é conectado no de Sonic & Knuckles, formando o jogo "Sonic 3 & Knuckles").

Além desse enredo magnífico, o jogo trás as habilidades de fogo, eletricidade e água para o jogador, que pode habilitar esses poderes durante as fases encontrando elas em monitores.

Mas, quem diabos é Knuckles? 

Knuckles The Echidna tem 16 anos e é o guardião da Esmeralda Mestre, uma poderosa esmeralda maior que as outras, que possui poderes ancestrais e mantém flutuando a Angel Island, uma ilha que flutua sem destino, como dito acima. Um dia, Knuckles estava cuidando da Esmeralda Mestre quando recebe a visita do Dr. Robotnik, avisando que dois seres estavam chegando na ilha para roubar a Esmeralda Mestre, um é uma raposa, jovem e com duas caudas, e o outro, um ouriço azul que corre mais rápido que a velocidade do som, esses eram Sonic e Tails, era mentira, mas Knuckles cai e vai atrás dos dois, enquanto isso, Dr. Robotnik planejava seu novo Death Egg.





PERAÍ, HYPER SONIC? ISSO EXISTE?

Sim, meus caros amigos! Sim! É muito difícil você obter esse HYPER poder do ouriço, em visto que você pegar todas as 7 esmeraldas do Caos + 7 super esmeraldas do Caos.

Se o Super Sonic é imbatível, você não tem noção do que é o Hyper Sonic. Essa versão, que só apareceu até hoje neste game, faz com que Sonic atinja o triplo da velocidade normal, além de ficar branco ao invés de amarelo. A força vira infinita e a forma é devastadora.











VOCÊ DISSE QUE IA FALAR DA TRILHA SONORA, TÔ ESPERANDO!

Pois então meus amigos. Sonic 3 and Knuckles tem a melhor trilha sonora possível. E sabe por que? Simples: MICHAEL FUCKING JACKSON quem as compôs!

Veja abaixo, a matéria da revista Rolling Stone sobre o assunto:

"Um dos vários boatos recorrentes sobre Michael Jackson foi confirmado: a colaboração do astro com a trilha sonora de Sonic 3, o game clássico do ouriço azul criado pela Sega no início dos anos 90.

O jogo foi lançado em fevereiro de 1994, mas só agora, mais de 15 anos depois, o compositor Brad Buxer defendeu publicamente que Jackson teria trabalhado secretamente no jogo. O motivo para não assumir o feito, contou Buxer à revista francesa Black & White (matéria reproduzida pelo fórum do VGMdb.net, site voltado a games), tem a ver com o resultado musical pífio para os padrões do cantor.

"Michael me ligou naquela época para ajudá-lo neste projeto, e foi isso que fiz", disse o compositor. A birra de Jackson com o trabalho ocorreu porque "os consoles de game não permitiam boa reprodução de som, e Michael achou isso frustrante. Ele não queria ser associado com um produto que desvalorizasse sua música... Se ele não está creditado como compositor, é porque ele não ficou feliz com o som que saiu do console."

Entre os aficionados por videogame, o rumor - bastante alimentado, por sinal, por Roger Hector, ex-executivo da Sega - é antigo. Ele já disse, à revista especializada GamesTM, que o rei do pop "era um grande fã" de Sonic. Mas a versão que dá para o desligamento de Jackson diverge daquela fornecida por Buxer.

"Ele veio e encontrou com o time para discutir design, história e sentimento do jogo. Então, foi embora e gravou uma trilha inteira, que cobriu todos os mundos. Foi fantástico... Tínhamos tudo pronto e integrado ao game quando surgiram as primeiras histórias acusando ele de molestar crianças, e a Sega teve que recuar dessa colaboração."

A partir daí, alegou Hector, Howard Drossin assumiu como único compositor oficial de Sonic 3. Só que a história nunca foi respaldada pela Sega. Em 2008, inclusive, o ex-executivo da empresa se desmentiu, sinalizando que o assunto deveria permanecer confidencial.

Fato é que aparecem nos créditos do jogo vários associados de Jackson, como Buxer, Geoff Grace e o produtor Cirocco. Uma das músicas do game teve alguns acordes usados como base em "Stranger in Moscow", do álbum HIStory, segundo Buxer."




Pois é meus caros, Sonic marcou a vida de muita gente, a minha então, chega a ser incontável.

Fiz esse post ouvindo músicas, vendo vídeos e relembrando do quão boa foi essa era magnifica dos games, e por isso, me inspirei para que no Próximo Garimpando, o tema seja: A ERA DE OURO DOS GAMES, a batalha quase mortal entre Nintendo com seu SNES e SEGA com seu Mega Drive.

Espero que tenham curtido! Grande abraço!


MOTIVOS PARA VOCÊ AMAR MAIS AINDA SONIC:

Um vídeo da batalha final definitiva na fase The Doomsday Zone, totalmente em 3D.


Um tributo orquestrado para o game